página inicial

página inicial



etiquetas por artistas e gravadoras





quinta-feira, 15 de abril de 2010

dee dee bridgewater

Dee Dee Bridgewater’

O seu pai, Mathew Garrett, era um trompetista e professor que ensinou música a Booker Little, George Coleman e Charles Lloyd e também participava da orquestra da cantora Dinah Washington. Com sua mãe ouvia e acompanhava cantando as divas do jazz Ella Fitzgerald e Billie Holliday. Denise Garrett nasceu em Memphis e cresceu no Texas, e pelo caminho recebeu o apelido Dee Dee e ganhou o sobrenome Bridgewater quando em 1970 se casou com o pianista Cecil Bridgewater. Sua carreira profissional começou aos 16 anos, cantando em um trio de rock e rythm and blues, e aos 18 o diretor da ‘jazz band’ da universidade onde estudava convidou-a para uma turnê de shows na então União Soviética. Após se casar, o marido foi contratado por Horace Silver e o casal mudou-se para New York onde Dee Dee Bridgewater cantou com o ‘Thad Jones-Mel Lewis Jazz Orquestra’ e quatro anos depois foi solicitada pelos grandes do jazz como Dizzy Gillespie, Dexter Gordon, Pharoah Sanders, Sonny Rollins e Max Roach, entre outros. Em 1974 participou de seu primeiro musical, 'The Wiz', que lhe deu o prêmio Tony, gravou neste mesmo ano seu primeiro disco ‘Dee Dee Bridgewater’. Em 1984 participou de outro musical, ‘Sophisticated Lady’, e viajou para Paris onde vive até hoje. Ela também cantou e atuou em ‘Carmen’, ‘Cabaret’, ‘Black Ballad’ e com destaque em ‘Lady Day’, um retrato da vida conturbada e criativa de Billie Holiday.

Dee Dee Bridgewater’Dee Dee Bridgewater voltou a ser cantora de jazz em 1987 e partir daí, continuou cantando em clubes e festivais de jazz e a gravar. Seus álbuns seguintes sedimentaram definitivamente seu sucesso. Foi indicada ao Grammy por seu álbum ‘Live in Paris’, e a faixa de seu disco ‘Victims of Love’ que conta com a participação de Ray Charles atingiu as primeiras posições nas paradas de sucesso. ‘Keeping Traditions’ de 1993 aborda, com modernidade, temas tradicionais do jazz. Dois anos mais tarde Dee Dee realizou seu sonho e gravou um disco somente com composições do pianista Horace Silver, que as compôs exclusivamente para ela. Horace Silver faz duas participações neste álbum, em 'Nica's Dream' e em ‘Song for My Father’. Com este disco, Dee Dee recebeu a sua segunda indicação ao Grammy de melhor álbum de jazz vocal. E finalmente gravou ‘Dear Ella’, um tributo à primeira dama do jazz Ella Fitzgerald. Fazendo uma releitura das músicas cantadas pela diva, Dee Dee conseguiu escapar dos perigos da imitação. Um quarto de século depois de Dee Dee homenagear Billie Holiday com a aclamada produção teatral ‘Lady Day’, onde foi necessário imitá-la vocalmente, agora, em 2010, fez mais uma homenagem e lançou ‘To Billie with love from Dee Dee Bridgewater’.

dee dee bridgewater - good morning heartache



dee dee bridgewater - keeping tradition (1993)

Keeping Tradition (1993)

download:
parte I    parte II

Tracklist
01. Just One of Those Things
02. Fascinating Rhythm
03. The Island
04. Angel Eyes
05. What Is This Thing Called Love
06. Les Feuilles Mortes/Autumn Leaves
07. I'm A Fool to Want You/I Fall In Love Too Easily
08. Lullaby of Birdland
09. What A Little Moonlight Can Do
10. Love Vibration
11. Polka Dots and Moonbeams (Around A Pug-Nosed Dream)
12. Sister Sadie

dee dee bridgewater - love and peace (1995)

Love and Peace: Tribute to Horace Silver (1995)

download:
parte I    parte II

Tracklist
01. Permit Me to Introduce You to Yourself
02. Nica's Dream
03. TheTokyo Blues
04. Pretty Eyes
05. St. Vitus Dance
06. You Happened My Way
07. Soulville
08. Filthy McNasty
09. Song for My Father
10. Doodlin'
11. Lonely Woman
12. TheJody Grind
13. Blowin' the Blues Away

Uma homenagem à Ella Fitzgerald é uma tarefa difícil para qualquer músico. E esta foi a tarefa que Dee Dee Bridgewater enfrentou, enquanto observava o medo e a ansiedade que eram seus companheiros constantes, ao assumir esse projeto. Dee Dee teve o privilégio de conhecer Ella em várias ocasiões, e sabiamente, não tentou soar como Ella, o que só poderia terminar em fracasso. Em vez disso, capturou a essência da grande diva: o seu calor, a sua jovialidade, a sua graça. O álbum começa com o maior hit de Ella, ‘A-Tisket, A-Tasket’ e Dee Dee dá sua própria atmosfera especial, mas mantendo intacto o caráter lúdico da canção.

dee dee bridgewater - dear ella (1997)

download:
Dear Ella (1997)


Tracklist
01. A Tisket, A Tasket
02. Mack the Knife
03. Undecided
04. Midnight Sun
05. Let's Do It (Let's Fall In Love)
06. How High the Moon
07. If You Can't Sing It, You'll Have To Swing It (Mr. Paganini)
08. Cotton Tail
09. My Heart Belongs To Daddy
10. I'd Like To Get You On A Slow Boat To China
11. Oh, Lady, Be Good!
12. Stairway to The Stars
13. Dear Ella

dee dee bridgewater - this is new (2002)

download:
This is New (2002)


Tracklist
01. This Is New
02. Lost In The Stars
03. Bilbao Song
04. My Ship
05. Alabama Song
06. The Saga Of Jenny
07. Youkali
08. I'm A Stranger Here Myself
09. Speak Low
10. September Song
11. Here I'll Say

‘Red Earth - A Malian Journey’ este título se deve à paisagem que Dee Dee viu do quarto do seu hotel, na primeira manhã da sua visita a Mali, na respectiva capital, Bamako. Depois de projetos dedicados a grandes músicos de jazz e no cancioneiro francês, Dee Dee visita a música de Mali, em busca das suas próprias raízes. Com sonoridades africanas e acompanhada de vários músicos locais como Cheick Tidiane Seck, que ficou responsável pela seleção das músicas tradicionais do Mali, este projeto, segundo a própria cantora é um projeto musical, político e espiritual. Um dos temas que Dee Dee fez questão de incluir foi ‘No More (Bambo)’, canção com belos cânticos africanos e com mensagem política e social que nos anos 60 levou o governo de Mali a abolir os casamentos forçados. Fora do repertório de Mali, Dee Dee foi buscar Nina Simone (Four Women), Mongo Santamaria (Afro Blue) e Wayne Shorter (Footprints). Red Earth permite também o contacto com instrumentos tradicionais de Mali, como a kora, que se fundem com os instrumentos convencionais.

dee dee bridgewater - red earth (2007)

Red Earth (2007)

download:
parte I    parte II

Tracklist
01. Afro Blue
02. Bad Spirits (Bani)
03. Dee Dee
04. Mama Don'T Ever Go Away (Mama Digna Sara Yé)
05. Footprints
06. Children Go 'Round (DemissèNw)
07. The Griots (Sakhodougou)
08. Oh My Love (Djarabi)
09. Four Women
10. No More (Bambo)
11. Red Earth (Massane Cissé)
12. Meanwhile Écouter
13. Compared To What

Neste álbum de doze clássicos de Billie Holiday, não surpreende que a performance de Dee Dee seja estonteante desde a sensualidade de ‘Mother’s Son-in-Law’ até as profundezas da melancolia em ‘Strange Fruit’. Os maiores créditos devem ser destinados ao pianista Edsel Gómez, responsável pelos arranjos. Algumas faixas representam completa transformação, e Gómez mostra excelência nas atraentes alterações. Acompanhando Gómez nesta soberba realização, está a banda dos sonhos de Dee Dee formada pelo baterista Lewis Nash, pelo baixista Christian McBride e pelo saxofonista James Carter. Um álbum mágico.

dee dee bridgewater - to billie with love (2010)

Eleonora Fagan (1915-1959):
To Billie with love from Dee Dee Bridgewater (2010)

download:
parte I    parte II

Tracklist
01. Lady Sings the Blues
02. All of Me
03. Good Morning Heartache
04. Lover Man
05. You've Changed
06. Miss Brown to You
07. Don't Explain
08. Fine and Mellow
09. Mother's Son-In-Law
10. God Bless the Child
11. A Foggy Day
12. Strange Fruit

Nenhum comentário:

Postar um comentário