
Quando se trata de pianistas é realmente difícil comparar com outra cidade o número de talentos que Nova Orleans produziu. Durante a primeira parte do século 20, Tony Jackson e Jelly Roll Morton foram as estrelas locais de uma longa e distinta linhagem de pianistas seguidos depois por Kid Stormy Weather, Rock Sullivan, Tuts Washington, Professor Longhair, Bertrand Robert, James Booker entre outros. Talvez um dos maiores da cidade tenha sido o incomparável Champion Jack Dupree. Embora não tenha ficado grande parte de sua vida na cidade ele foi a personificação do blues de New Orleans e também um pianista de ‘boogie woogie’, um estilo de blues caracterizado pelo uso sincopado da mão esquerda ao piano. Champion Jack Dupree não era um músico ou cantor sofisticado, mas tinha um jeito irônico e inteligente com as palavras. Ele cantou sobre a vida, a prisão, sobre o vício da bebida e das drogas, embora ele próprio fosse um beberrão, mas não usasse outras drogas. Entre uma apresentação e outra Dupree foi também um contador de histórias e transformou muitas dessas histórias em canções. Em busca de uma alternativa que uma sociedade racista não lhe dava, Dupree deixou Nova Orleans, em primeiro lugar foi para as cidades do norte e depois para a Europa, apenas para voltar à sua cidade natal no crepúsculo de sua vida.
William Thomas Dupree era ainda uma criança quando seus pais foram mortos na casa onde moravam por um incêndio provocado pela Ku Klux Klan e foi enviado para o orfanato ‘New Orleans Home for Colored Waifs’, o mesmo orfanato para onde o jovem Louis Armstrong também tinha sido levado. Seu pai era do Congo Belga e sua mãe era descendente de africanos e cherokees. Ele deixou o orfanato aos 14 anos adotado por Olivia Gardner e rapidamente aprendeu os caminhos da rua e fã dos esportes foi introduzido no pugilismo em uma academia localizada na Rampart Street. Mas, foi mesmo no orfanato que Dupree conheceu o piano através de um padre italiano. Ele ampliou seus conhecimentos sob a tutela dos pianistas Tuts Washington e Willie Hall a quem chamava de pai e com quem aprendeu a canção ‘Junker's Blues’, um clássico que se tornou notório na interpretação de Jack Dupree. Tocando em bordéis e barrelhouses (bar ou salão) ele encontrou um outro jovem pianista, Roy Byrd, mais tarde conhecido como Professor Longhair, com quem fez um acordo para ensiná-lo a cantar em troca de aulas complementares sobre o piano. As tensões raciais em New Orleans fizeram com que Dupree partisse para o norte estabelecendo-se em várias cidades diferentes ao longo dos anos: Detroit, Indianapolis e Chicago. Em Detroit, ele foi apresentado a Joe Louis, uma lenda do boxe que reacendeu em Dupree o seu interesse pelo esporte e o encaminhou para o ringue. Durante esse tempo como pugilista, Dupree ganhou o apelido de Champion Jack. Em 1940, ele voltou para o piano e rapidamente se tornou uma estrela da cena local de entretenimento como comediante e dançarino, assim como músico e atraiu a atenção do produtor de blues, Lester Melrose. Mas, em 1942, Dupree foi convocado para o serviço militar e foi enviado para o front do Pacífico, onde trabalhou como cozinheiro na Marinha. Ele acabou sendo capturado pelos japoneses, e passou dois anos como prisioneiro de guerra. Após a guerra, ele se mudou para New York, onde mais uma vez buscou a carreira como músico. Muito parecido com o guitarrista John Lee Hooker, Dupree não ligava muito para obrigações contratuais e gravou com uma série de apelidos diferentes. Em 1955, o hit ‘Walking the Blues’ em um dueto que fez com Teddy McRae ficou 11 semanas nas paradas.
Ainda assim, parecia que Dupree não conseguia escapar do preconceito e do racismo em qualquer lugar nos Estados Unidos. Finalmente no final de 1958, ele decidiu se mudar para a Europa e durante os 32 anos seguintes viveu em uma série de localidades: Suíça, França, Inglaterra, Dinamarca e Alemanha. Ele também gravou uma infinidade de álbuns maravilhosos durante este tempo para uma longa lista de rótulos europeus. Entre eles o que é considerado por muitos como sua obra-prima, ‘Blues From The Gutter’, um álbum de histórias de prostituição e uso de drogas e que incluiu vários clássicos. Em 1990, Champion Jack Dupree voltou para os Estados Unidos e sua cidade natal para o famoso ‘New Orleans Jazz and Heritage Festival’, foi sua primeira visita à cidade desde 1954 e ele era simplesmente a sensação do evento. Ele concordou em ficar o tempo suficiente para gravar o aclamado álbum ‘Back Home In New Orleans’, produzido por Ron Levy. A gravação mostrou a um público americano que, mesmo na idade de 79 anos, Dupree ainda tinha a voz poderosa e um talento impressionante no piano barrelhouse - uma forma antiga de jazz improvisado no piano e com ritmo acentuado - e que muitos haviam esquecido ao longo dos anos. Champion Jack Dupree voltou para sua casa em Hanover, na Alemanha, onde morreu de complicações de câncer em 1992. Foi homenageado postumamente pela ‘Blues Foundation’, entrando para o ‘Hall of Fame’, juntamente com o álbum ‘Blues From The Gutter’ que foi selecionado como ‘Classic of Blues’. Dupree era um homem amoroso, divertido, irônico e envolvente músico apesar dos temas de suas canções e era conhecido por levantar e dançar ao mesmo tempo em que tocava o seu piano. Ele encontrou o sucesso em uma infinidade de profissões ao longo da sua vida: músico, boxer, cozinheiro e no final, até mesmo como pintor.
champion jack dupree - black cat shuffle
personnel: Champion Jack Dupree (piano); Mick Taylor, Paul Kossoff, Stan Webb (guitar); Chris Anderson (acoustic guitar); Reg Cole, Peter Oxer, Richard Studt, Barry Wilde (violin); Christopher Andrew Turner, Duster Bennett (harmonica); Les Wigfield, Alan Skidmore (tenor saxophone); Jim Chester (baritone saxophone); Terry Noonan (trumpet); Bud Parks (flugelhorn); Alex Dmochowski, Gary Thain, Stuart Brooks (bass guitar); Keef Hartley, Simon Kirke, Aynsley Dunbar (drum); Mike Vernon (percussion)
Complete Blue Horizon Sessions (2007)
CD 1 CD 2
Tracklist CD 1
01. See My Milk Cow
02. Mr. Dupree Blues
03. Yellow Pocahontas - (Extended Version)
04. Gutbucket Blues / Ugly Woman
05. Street Walking Woman
06. Income Tax
07. Roll On
08. I've Been Mistreated - (Extended Version)
09. A Racehorse Called Mae
10. My Home's in Hell
11. How Am I Doing It
12. I Haven't Done No One No Harm
13. Street Walking Woman - (alternate take)
14. Big Fat Woman
15. Whiskey, Look What You Done to Me
16. Going Down to the Blue Horizon
17. Juke Box Jump
18. Black Cat Shuffle
Tracklist CD 2
01. I Want to Be a Hippy
02. Grandma (You're a Bit Too Slow)
03. Puff Puff
04. Blues Before Sunshine
05. I'll Try
06. Going Back to Louisiana
07. Ain't That a Shame
08. Stumbling Block
09. Old and Grey
10. Who Threw the Whiskey in the Well
11. Postman Blues
12. Lawdy, Lawdy
13. Kansas City
14. Ba' la Fouche
15. Rub a Little Boogie
16. Black and White Blues
17. Drinkin' Wine Spo-Dee-O-Dee
18. The Shiek of Araby
19. You Make Me Feel Alright
20. Do the Boogie Woogie
Early Cuts (2009)
Tracklist CD 1: Chicago 1940-41
01 - Gamblin' Man Blues
02 - Warehouse Man Blues
03 - Chain Gang Blues
04 - New Low Down Dog
05 - Black Woman Swing
06 - Cabbage Greens No 1
07 - Cabbage Greens No 2
08 - Angola Blues
09 - My Cabin Inn
10 - Bad Health Blues
11 - That's All Right
12 - Gibing Blues
13 - Dupree Shake Dance
14 - My Baby's Gone
15 - Weed Head Woman
16 - Junker Blues
17 - Oh, Red
18 - All Alone Blues
19 - Big Time Mama
20 - Shady Lane
21 - Hurry Down Sunshine
22 - Jackie P Blues
23 - Heavy Heart Blues
24 - Morning Tea
25 - Black Cow Blues
Tracklist CD 2: Chicago, New York 1941-45
01 - My Cabin Inn (alt)
02 - Bad Health Blues (alt)
03 - Gibing Blues (alt)
04 - Dupree Shake Dance (alt)
05 - My Baby's Gone (alt)
06 - Jackie P Blues (alt)
07 - Black Cow Blues (alt)
08 - Jitterbug
09 - Slow Boogie
10 - Mexico Reminiscences
11 - Too Evil To Cry
12 - Clog Dance (Stomping Blues)
13 - Rum Cola Blues
14 - She Makes Good Jelly
15 - Johnson Street Boogie Woogie
16 - I'm Going Down With You
17 - Fdr Blues
18 - God Bless Our New President
19 - County Jail Special
20 - Fisherman's Blues
21 - Black Wolf
22 - Lover's Lane
23 - Walkin' By Myself
24 - Outside Man
25 - Forget It Mama
Tracklist CD 3: New York 1945-49
01 - You've Been Drunk
02 - Santa Clause Blues
03 - Gin Mill Sal
04 - Let's Have A Ball
05 - Going Down Slow
06 - Hard Feeling
07 - How Long, How Long Blues
08 - Mean Old Frisco
09 - I Think You Need A Shot
10 - Bad Whiskey And Wild Woman
11 - Bus Station Blues
12 - Love Strike Blues
13 - Wet Deck Mama
14 - Big Legged Mama
15 - I'm A Doctor For Women
16 - Cecelia, Cecelia
17 - Going Down To The Bottom
18 - Fifth Avenue Blues
19 - Highway 31
20 - Come Back Baby
21 - Chittlins And Rice
22 - One Sweet Letter
23 - Lonesome Bedroom Blues
24 - Old Woman Blues
25 - Mean Mistreatin' Mama
26 - Featherweight Mama
27 - Day Break
Tracklist CD 4: New York, Cincinnati 1951-53
01 - Deacon's Party
02 - My Baby's Comin' Back Home
03 - Just Plain Tired
04 - I'm Gonna Find You Someday
05 - Goin' Back To Louisiana
06 - Barrel House Mama
07 - Old, Old Woman
08 - Mean Black Snake
09 - The Woman I Love
10 - All Night Party
11 - Heart Breaking Woman
12 - Watchin' My Stuff
13 - Ragged And Hungry
14 - Somebody Changed The Lock
15 - Stumbling Block Blues
16 - Highway Blues
17 - Shake Baby Shake
18 - Number Nine Blues
19 - Drunk Again
20 - Shim Sham Shimmy
21 - Ain't No Meat On De Bone
22 - The Blues Got Me Rckin'
23 - Tongue Tied Blues
24 - Please Tell Me Baby
25 - Walkin' Upside Your Head
26 - Rub A Little Boogie
27 - Camille
Olá ;)
ResponderExcluirsalvei os espelhos...
Depois se quiser me explique o motivo(s) da ameaça.
beijos e volto depois ;)
Thanks for The Complete Blue Horizon Sessions.Unfortunately Part 1 has an error, track 1 is missing.I tried 2 times with the same mistake.Could you please repost part 1 or at least track 1?.Regards.
ResponderExcluir