página inicial

página inicial



etiquetas por artistas e gravadoras





domingo, 13 de setembro de 2009

madonna

'Madonna não é mais a mesma', dizem alguns saudosistas sobre o choque sexual promovido pela popstar no início dos anos 90. Realmente. Madonna não é mais a mesma. Aliás, a sua especialidade é essa: nunca cair na mesmice. Polêmica, manipuladora, ousada, sexy, provocadora, talentosa, lançadora de tendências, cantora, atriz, produtora, modelo, amante, empresária, mãe, recentemente escritora e acima de tudo uma grande marqueteira.

madonnaMadonna Louise Veronica Ciccone Ritchie ou simplesmente 'Madonna' é natural de Bay City, Michigan, Estados Unidos. Nascida em 1958, passou a infância em Detroit. O pai, um engenheiro da Chrysler, é dos Estados Unidos, a mãe tinha raízes no Quebec e na França. Aos 5 anos Madonna perdeu a mãe, vítima de câncer de mama. O pai casou-se novamente. Aos 14 anos e contra a vontade do pai, Madonna entrou para a faculdade de dança de Michigan e um ano depois, encorajada por seu professor, mudou-se para Nova Iorque em busca de uma carreira de bailarina. Uma vez na capital do mundo, Madonna descobriu a música. Em 1979 acompanhou o cantor Patrick Hernandez, conhecido por seu único sucesso, ‘Born to be alive’, em uma excursão mundial. Em Paris conheceu Dan Gilroy com o qual fundaria a banda ‘Breakfast Club’ onde Madonna foi baterista, guitarrista e vocalista. Com o fim da banda, criou outra, a ‘Emmy’, com um antigo namorado. Em 1982, a música ‘Holiday’ caiu nas mãos de um produtor, que consegue para Madonna um contrato, mas é o seu segundo álbum, o ‘Like a Virgin’, que a projeta como estrela pop.

madonnaTrilhando o caminho do sucesso, estréia o filme ‘Desperately Seeking Susan’ (Procura-se Susan Desesperadamente) seguido por ‘Who´s That Girl’ (Quem é esta garota?) de 1987, ano em que Madonna se casa com o ator Sean Penn. Um casamento repleto de escândalos até que um ano depois a cantora pediu o divórcio, mesmo ano que lançou seu disco mais aclamado até então, o ‘Like a Prayer’. O clipe da música título mostrava uma Madonna apaixonada por um santo negro e dançando sensualmente em volta de cruzes o que causou a ira da Igreja Católica e o cancelamento do seu contrato com a Pepsi. Os anos 90 começam ao lado de Warren Beatty tanto romanticamente como nas telas dos cinemas, estrelando ao lado dele o filme ‘Dick Tracy’, e lançando uma coletânea de 15 sucessos e duas novas canções, ‘Rescue Me’ e ‘Justify My Love’, feita com o roqueiro Lenny Kravitz, o clipe desta música foi banido da MTV americana por causa de seu conteúdo erótico. Madonna volta à telona com o documentário ‘Truth or Dare: In Bed with Madonna’ (Na Cama com Madonna), que mostra os bastidores da turnê ‘Blond Ambition’. Mais uma vez, a cantora causou polêmica ao colocar no filme uma cena em que ensina seus dançarinos a fazer sexo oral em uma garrafa.

Um ano depois, ela voltaria a ser notícia graças ao livro ‘Sex’, no qual mostra algumas de suas fantasias sexuais em fotos. Ao mesmo tempo leva às lojas o álbum ‘Erótica’, cuja faixa título também abusava de influências eróticas. A overdose de sexo cansou o público e a carreira de Madonna decaiu. Ela precisava se reinventar. Voltou ao topo com o álbum ‘Bedtime Stories’ em 1994, com influências do r&b. Dois anos depois, foi lançada a primeira coletânea romântica de sua carreira, a ‘Something To Remeber’, com as baladas mais famosas até então. Sua vida passou por uma reviravolta. Depois de quatro abortos voluntários, ela estava grávida. Em 1996, nasceu Maria de Lourdes, mais conhecida como Lola. Durante a gravidez, ao aceitar interpretar Evita Perón nos cinemas, Madonna comprou várias brigas: com o povo argentino que não aceitava vê-la na pele de uma mulher idolatrada até hoje e o ciúme doentio de Melanie Griffith, mulher do ator Antonio Banderas com quem contracenava. Depois do lançamento do filme, Madonna colheu os frutos de seu trabalho, vencendo o ‘Globo de Ouro’ na categoria de melhor atriz e a canção ‘You Must Love Me’ ganhou o ‘Oscar’ de melhor canção. Em 1998, o álbum ‘Ray Of Light’ mostra uma Madonna mais madura, com influências da música eletrônica e das religiões orientais o álbum foi aclamado pela crítica, dando a Madonna quatro ‘Grammys’. O ano de 2000 é marcado pelo lançamento do álbum ‘Music’, pelo casamento com o diretor de cinema inglês Guy Ritchie e com o nascimento de seu segundo filho, Rocco.

Em 2003 decidiu criticar a invasão norte-americana no Iraque e com o álbum ‘American Life’, assumiu a postura de militante da paz e claro, o disco não foi bem recebido pela sociedade americana, na época a favor de George W Bush. Em 2004, a cantora embarcou em mais uma turnê, a ‘Re-Invention Tour’, no mesmo ano, lança seu último trabalho de estúdio, o ‘Confessions on a Dance Floor’, aclamado como um dos melhores da sua carreira até hoje. Voltando às raízes dance, a cantora se reinventa mais uma vez, voltando aos anos 70 e 80. Em 2006, Madonna iniciou o processo legal de adoção de David Banda, um menino natural do Malawi que conheceu durante uma visita ao país.

madonna - frozen


madonna greatest hits (2001)

Greatest Hits (2001)
CD 1: parte I    parte II
CD 2: parte I    parte II

Tracklist CD 1
01. Everybody 02. Holiday 03. Lucky Star 04. Like A Virgin 05. Material Girl 06. Crazy for You 07. Angel 08. Dress You Up 09. Live To Tell 10. Papa Don't Preach 11. True Blue 12. Open Your Heart 13. La Isla Bonita 14. Who's That Girl 15. Like a Prayer 16. Cherish 17. Oh Father

Tracklist CD 2
01. Deeper and Deeper 02. Erotica 03. Human Nature 04. Secret 05. Don’t Cry For Me Argentina 06. Bedtime Story 07. The Power Of Goodbye 08. Beautiful Stranger 09. Frozen 10. Take a Bow 11. Ray of Light 12. Don’t Tell Me 13. What It Feels Like For a Girl 14. Drowned World/Substitute for Love 15. Music

Nenhum comentário:

Postar um comentário