página inicial

página inicial



etiquetas por artistas e gravadoras





quarta-feira, 27 de maio de 2009

peggy lee

Peggy LeeQuem ouviu música de boa qualidade a partir dos anos 40, ouviu Peggy Lee, ou Norma Dolores Egstrom. Descendente de noruegueses e suecos, é reconhecidamente a mais sensual das vozes femininas do jazz tradicional e da música popular norte-americana e amplamente reconhecida como uma das mais importantes influências musicais do século 20. Peggy Lee nasceu em Jamestown, Dakota do Norte, em 26 de maio de 1920. Ficou sem pai nem mãe aos 4 anos: a mãe morreu e o pai, que era ferroviário, simplesmente, foi embora. Foi criada por uma madrasta má. Quando estreou na Broadway, com o musical autobiográfico 'Peg', uma das músicas, 'One Beating a Day', falava desse tempo em termos brutais. A cantora teve e tem seu fã-clube, entre jazzófilos, mas poucos de seus discos mereceram edição brasileira. Sempre houve quantidade de Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, as jazz singers emblemáticas, embora nenhuma das duas gostasse de ser chamada de cantora de jazz. Sempre houve Billie Holiday, ou Dinah Washington, ou mesmo Nina Simone ou Betty Carter. Mas quase nada de Peggy Lee. Talvez porque para entender, perceber, sentir o efeito de seu canto, seja necessário compreender por que uma sílaba é pronunciada com determinado grau de suavidade ou por que certa frase é cortada e outra estendida. Peggy Lee não era cantora de maneirismos, mas de sutilezas. Como atriz, ela foi nomeada para um Oscar por seu papel em 'Pete Kelly's Blues'.

peggy lee - fever


The Best of Peggy Lee (1997)


The Best of Peggy Lee (1997)


Tracklist
01. Why Don't You Do Right? 02. For Every Man There's a Woman 03. Fever 04. Alright, Okay, You Win 05. Blue Prelude 06. Hallelujah, I Love Him So! 07. Just for a Thrill 08. Goin' to Chicago 09. I'm a Woman 10. See See Rider 11. You Don't Know 12. Call Me 13. Whisper Not 14. The Thrill Is Gone (From Yesterday's Kiss) 15. Seventh Son 16. Please Send Me Someone to Love 17. Mama's Gone, Goodbye 18. I'm Gonna Go Fishin'

Um comentário:

  1. existem pessoas que deviam ser recicláveis ... vêm, fazem o que tem que fazer, a gente gosta, e na hora que elas não podem mais fazer o que faziam com perfeição eram recicladas e começava tudo de novo, assim não acontecia da gente ficar sem elas e, como no caso das cantoras, não seríamos obrigados a suportar a gritaria que anda por aí ... beijo. depois de peggy lee nada mais aconteceu.

    ResponderExcluir