ithamara koorax - almost in love Se Antonio Carlos Jobim foi o George Gershwin do Brasil, Luiz Bonfá é o equivalente brasileiro de Cole Porter e Irving Berlin. Bonfá tem tesouros tanto em português quanto em inglês; dois exemplos são ‘Manhã de Carnaval’ e a encantadora ‘Samba de Orfeu’, ambas de 1959. Neste álbum, Ithamara Koorax com grande dose de emoção, presta homenagem a ele em interpretações memoráveis em português de ‘Vida’, ‘Correnteza’, ‘Amor Sem Adeus’, ‘Menina Flor’, e ‘Perdido de Amor’. E com a mesma paixão em inglês cantando ‘A Gentle Rain’, ‘Almost in Love’ e ‘Say Goodbye’. É um álbum soberbo, uma das melhores realizações de Koorax. Ithamara Koorax Sings the Luiz Bonfa Songbook (1996) Tracklist ‘Serenade in Blue’ tinha um propósito muito claro quando foi lançado originalmente: alavancar a carreira de Ithamara Koorax nos EUA. Da escolha do repertório ao tom dos arranjos, tudo foi meticulosamente pensado para apresentar a cantora como o mais novo talento do 'brazilian jazz'. Temos daí um disco de extremo bom-gosto, um repertório cheio de clássicos e uma cantora de rara categoria. O balanço jazz-funk que domina o arranjo de ‘Un Homme Et Une Femme’ se espalha por quase todo o álbum. A faixa-título é valorizada pelo discreto teclado de J.R.Bertrami. A sutileza do arranjo de ‘Moon River’ preserva a beleza da canção e destaca a ótima intérprete, o mesmo valendo para ‘The Shadow of Your Smile’. ‘Dio Come Ti Amo’ é um monumento às lágrimas. Em língua portuguesa, as canções ganham uma versão suave. E Ithamara acrescentou dois bônus: ‘Cristal’, tema incluído em uma telenovela e ‘Iluminada’, o primeiro sucesso comercial da cantora, da minissérie 'Riacho Doce'. (por marco antonio barbosa) Tracklist Ithamara Koorax é uma cantora brasileira de jazz e bossa nova. É um dos nomes mais importantes da atual cena jazzística mundial. Sua criatividade e técnica vocal ímpar são reconhecidas no exterior, rendendo-lhe críticas positivas, prêmios e convites para cantar em festivais por todo o mundo. Dizer que é incrível que por aqui ela não seja conhecida, é como chover no molhado, infelizmente a mediocridade sempre reinou em solo tupiniquim. Radicada em Los Angeles, Ithamara foi considerada em 2002, pela revista estadunidense ‘Down Beat’, uma das maiores publicações de jazz, como a quarta melhor cantora de jazz do mundo. Ithamara também foi eleita entre as melhores cantoras da cena jazzística pela votação dos leitores da mesma revista nos anos de 2000, 2002, 2004, 2005 e 2006, recebendo similar aclamação em outras publicações européias. Em 2008 ficou com a terceira posição como melhor cantora, esse é o melhor resultado na categoria desde o primeiro lugar de Flora Purim em 1978. Diana Krall ficou com o posto de melhor cantora.
Nascida no Rio de Janeiro em 1965, Ithamara Koorax se tornou um dos principais nomes do pop-jazz brasileiro nos anos noventa. A cantora vem de uma família de judeus poloneses que fugiu da Europa durante a Segunda Grande Guerra. Era só uma criança quando começou a estudar música clássica. Na maioridade, Koorax percebeu que a fusão da MPB com o jazz seria o seu foco. Entre as vocalistas que ela admirava estão Flora Purim e Elis Regina na música brasileira e Shirley Horn, Ella Fitzgerald e Carmen McRae no jazz. Com dezoito anos, Ithamara acreditava que fazendo vocais de fundo para vários artistas e gravando jingles para agências de publicidade pudessem ser atividades muito lucrativas. No primeiro ano de sua carreira profissional recebeu no Brasil o prêmio de cantora revelação de 1990, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Ao lançar seu primeiro disco, ‘Ithamara Koorax ao Vivo’, recebeu o Prêmio Sharp de cantora revelação de MPB em 1994. Sempre simpática e atenciosa com a platéia, Ithamara deixa a sua marca, provando que a escolha da revista ‘Down’Beat’ não é mero acontecimento, mas a confirmação e o reconhecimento a uma cantora em puro momento de inspiração e criatividade.
01. Almost In Love (Luis Bonfá / R. Starr)
02. Non-stop To Brazil (Luis Bonfá / Norman Gimbel / M. Dubey)
03. Amor Sem Adeus (Luis Bonfá / Tom Jobim)
04. Menina Flor (Luis Bonfá / Maria Helena Toledo)
05. Samba De Orfeu (Luis Bonfá / Antônio Maria)
06. Perdido De Amor (Luis Bonfá)
07. The Gentle Rain (Luis Bonfá / M. Dubey)
08. Correnteza (Luis Bonfá / Tom Jobim)
09. Say Goodbye (Luis Bonfá / C. Sigman)
10. Empty Glass (Luis Bonfá / D. Manning)
11. Manhã De Carnaval (Luis Bonfá / Antônio Maria)
12. Vida (Luis Bonfá)
13. Samblues for Mr. Coryell (Luis Bonfá)
14. Empty Glass (remix) (Luis Bonfá / D. Manning)
01. Cristal (Dudu Falcão/Ary Sperling/Ana Maria Moretzsohn)
02. Un homme et une femme (Francis Lai/Pierre Barough)
03. Mas que nada (Jorge Ben)
04. Serenade in blue (Harry Warren/Mack Gordon)
05. Moon river (Henry Mancini/Johnny Mercer)
06. Samba de verão (Paulo Sérgio Valle/Marcos Valle)
07. The shadow of your smile (Paul Francis Webster/Johnny Mandel)
08. Bonita (Ray Gilbert/Tom Jobim)
09. Aquarela do Brasil (Ary Barroso)
10. Aranjuez - "Follow me" (Joaquin Rodrigo/H. Kretzmer/H. Shapey)
11. Dio come ti amo (Domenico Modugno)
12. Iluminada (Frederic Chopin's Ballad nº 1 in G minor) (Chopin/Ary Sperling/Aldir Blanc)
sábado, 25 de abril de 2009
ithamara koorax
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Assim você acaba com o que resta de espaço no meu HD.
ResponderExcluirInteressante a comparação que você faz acima de Tom Jobim e Gershwin e Luiz Bonfá e Cole Porter. Pois não é que esses são os músicos preferidos do violonista russo Alexander Vinitsky? O russo é bom de samba, está lá no Violões e Guitarras.
Grandes Itha-Mara!
ResponderExcluirCompanheira, o Brasil é um país tão incrívelmente fertil em cantoras que tem até aquelas que são mais reconhecidas fora do Brasil mesmo, como Flora, Ithamara e Luciana Souza, entre outras.
bjs