
Dona de uma esplêndida voz e surpreendente interprete Susana Baca é o expoente máximo das tradições musicais afro-peruanas, é uma das divas do panorama sul americano. Nascida em Lima, no Peru, cresceu numa pequena cidade costeira chamada Chorrillos, nos arredores da capital. O seu pai era motorista de uma família rica, a sua mãe cozinheira. O pai era cantor e guitarrista amador, tocava músicas tradicionais peruanas que escutava dos povos dos Andes que vinham à costa na época da colheita do algodão. Estudou para professora, para satisfazer a sua mãe, e seguiu a carreira de cantora para satisfação própria. Farta de bater a portas para pedir apoio, por ser negra e cantar música negra, criou com o seu marido, Ricardo Pereira, a sua própria editora para gravar o primeiro disco. susana baca - de los amores Tracklist
Frequentemente é comparada a Cesária Évora pelo trabalho que tem desenvolvido a partir da vertente mais africana das tradições populares do seu país, onde são também muito fortes as raízes indígenas e a influência europeia. Não por acaso, fundou, com o seu marido o ‘Instituto Negro Continuo’, organização dedicada ao estudo e divulgação da cultura afro-peruana. A sua ligação ao povo peruano levou muitos músicos locais a tê-la como referência e a seguir seus passos. Nos Estados Unidos iniciou estudos acerca da Diáspora Africana. Por destino, Baca começou essa pesquisa em Nova Orleans três semanas antes do furacão Katrina chegar. Os estudos de um ano começaram em 2005 na Universidade de Tulane, onde pretendia estudar música crioula e o trabalho de Louis Armstrong. Quando o furacão atingiu a cidade todo o trabalho parou.
Depois do álbum 'Lamento Negro' que lhe valeu um Grammy, surge o álbum, 'Travesias', de 2006, uma espécie de exorcismo sobre a catástrofe que se abateu sobre aquela cidade norte-americana. É um álbum que descreve como sendo um diálogo pessoal, uma coleção de momentos intimistas para a pessoa que está sozinha e que se encontra apaixonada. As músicas são despidas, tranquilas, tal como uma conversa a altas horas da noite e cantadas em castelhano, francês, inglês, italiano e até em português, a canção 'Estrela', interpretada em dueto com Gilberto Gil, seu autor. Ao vivo, Susana Baca empresta à sua voz um sentido de sofrimento que a todos toca. As suas palavras vivem a dor da perda, o que é também um retrato da história do seu país. Todavia, não se coíbe de dançar e ao mesmo tempo de esboçar um sorriso genuíno próprio de quem ama a vida e ganhar forças diariamente para novas lutas.
Eco de sombras (2003)
01. De los Amores 02. Valentín 03. Poema 04. Los Amantes 05. El Mayoral 06. La Macorina 07. Golpe e Tierra 08. Panalivio/Zancudito 09. Reina Mortal 10. Xanaharí 11. Instrumental
Gracias por tu blog !
ResponderExcluirMe encanto todo el trabajo publicado , pero lo que mas me gusto fue la musica de Susana Baca , ella es de Perú igual que yo.
Me encanta su musica.
Nila :)