página inicial

página inicial



etiquetas por artistas e gravadoras





segunda-feira, 10 de maio de 2010

big maybelle

big maybelle

Big Maybelle foi uma das representantes do ‘jump blues’, um blues normalmente desempenhado por pequenos grupos e apresentando metais, muito popular na década de 40 e foi chamado de rock and roll na década de 50. Maybelle foi também representante do New York Blues um blues urbano, moderno, caracterizado por significativa influência do jazz; do East Coast Blues e principalmente do rhythm & blues. Cantora e pianista foi uma das que mais vendeu na era de ouro do r&b. Nascida Mabel Louise Smith em Jackson, Tennessee, ela cresceu cantando no coral da igreja local. Em 1932 ganhou um prêmio cantando blues em um concurso amador em Memphis com a idade precoce de oito. Passou a se apresentar em um cabaré e depois saiu em turnê com uma banda de garotas chamada ‘Sweethearts of Rhythm’ até ser descoberta em 1935 cantando na igreja de Memphis por Dave Clark, líder de uma banda local. A música gospel foi um elemento importante no estilo intenso de Maybelle, mas a igreja não era grande o suficiente para manter o seu talento. De 1936 a 1940, ela viajou com a ‘Christine Chatman Orchestra’ e em 1944 ela gravou com Christine para o selo Decca. Durante a década de 1950, Maybelle cantou com as ‘Quincy Jones Orchestra’, ‘Kelly Owens Orchestra’ e ‘Danny Mendelsohn Orchestra’. Em 1952, ela assinou com a Okeh Records, cujo produtor Fred Mendelsohn lhe deu o nome artístico ‘Big Maybelle’ devido ao seu corpo grande e obeso e voz volumosa e ressonante capaz de sacudir qualquer casa sem precisar de um microfone. Foi considerada a versão feminina de Big Joe Turner, cantor de blues. Os dois eram os originais ‘shouters’ (gritadores), estilo que renderia seguidores como Little Richard, Arthur Alexander e vários outros, duas décadas depois.



Em 1953 alcançou sucesso com os hits ‘Gabbin' Blues’, ‘Way Back Home’ e ‘My Country Man’. Em 1955 gravou ‘Whole Lotta Shakin' Goin' On' que mais tarde se tornou um grande sucesso de Jerry Lee Lewis. A sua versão de ‘Candy’ em 1956 trouxe mais sucesso e em 1958, o diretor Bert Stern imortalizou a sua imagem viva cantando em seu documentário ‘Jazz On A Summer's Day’, filmado em cores no 'Newport Jazz Festival' juntamente com Mahalia Jackson e Dinah Washington. Apesar de sua reconhecida influência nos estilos soul dos anos 60, as várias gravações que fez para vários rótulos inclusive a Chess tiveram pouco impacto até que ela assinou com a gravadora Rojac em 1966. Sendo convencida a gravar alguns sucessos recentes dos Beatles e Donovan teve algum sucesso nas paradas menores com suas próprias versões de ‘Don't Pass Me By’ e ‘Eleanor Rigby’. Mesmo assim, Maybelle nunca foi capaz de alcançar o estrelato que seu talento merecia. No seu auge, Maybelle lutou contra o vício de heroína. Desde o final dos anos 60, ela se apresentou de forma esporádica e morreu em 1972 de um coma diabético, em Cleveland, Ohio. Seu último álbum, ‘Last Of Big Maybelle’, foi lançado postumamente em 1973.



big maybelle - maybelle's blues





O álbum abre com ‘Hurry, Hurry’ a sua primeira aparição vocal em 1944 ainda como Mabel Louise Smith e membro de Christine Chapman & Her Orchestra, seguida por oito faixas de 1947 acompanhada pelos saxofonistas Hal Singer e Tom Archia e um guitarrista que se supõe ser Lonnie Johnson. Ela só gravou depois de cinco anos, momento em que adotou o nome Big Maybelle e é apresentada em 10 canções conduzida por Leroy Kirkland Orchestra incluindo seus primeiros sucessos ‘Gabbin Blues’, ‘Way Back Home’ e ‘Rain Down Rain’.



the chronological big maybelle 1944-1953

The Chronological Big Maybelle 1944-1953



Tracklist

01. Hurry, Hurry (Mabel Louise Smith) 02. Indian Giver (Mabel Louise Smith) 03. Foolin' Blues (Mabel Louise Smith) 04. Little Miss Muffet (Mabel Louise Smith) 05. Bad Dream Blues (Mabel Louise Smith) 06. Too Tight Mama (Mabel Louise Smith) 07. Sad and Disappointed Girl (Mabel Louise Smith) 08. Don't Try to Fool Me (Mabel Louise Smith) 09. Dirty Deal Blues (Mabel Louise Smith) 10. Just Want Your Love (Big Maybelle) 11. So Good to My Baby (Big Maybelle) 12. Gabbin' Blues (Big Maybelle) 13. My Country Man (Big Maybelle) 14. Rain Down Rain (Big Maybelle) 15. Way Back Home (Big Maybelle) 16. Stay Away from My Sam (Big Maybelle) 17. Jinny Mule (Big Maybelle) 18. Send for Me (Big Maybelle) 19. Maybelle's Blues (Big Maybelle)



big maybelle - the complete okeh sessions 1952-55

The Complete OKeh Sessions 1952-55 (1994)



Tracklist

01. Just Want Your Love 02. So Good To My Baby 03. Gabbin' Blues (Don't Run My Business) 04. My Country Man 05. Rain Down Rain 06. Way Back Home 07. Please Stay Away From My Sam 08. Jinny Mule 09. Send For Me 10. Maybelle's Blues 11. I've Got A Feelin' 12. You'll Never Know 13. No More Trouble Out Of Me 14. My Big Mistake 15. Ain't No Use 16. I'm Getting 'Long Alright 17. You'll Be Sorry 18. Hair Dressin' Women 19. One Monkey Don't Stop No Show 20. Don't Leave Poor Me 21. Ain't To Be Played With 22. New Kind Of Mambo 23. Ocean Of Tears 24. Whole Lotta Shakin' Goin' On 25. The Other Night 26. Such a Cutie



big maybelle - blues, candy and big maybelle (1958)

Blues, Candy and Big Maybelle (1958)

parte I    parte II



Tracklist

01. Candy 02. Ring Dang Dilly 03. Blues Early, Early 04. A Little Bird Told Me 05. So Long 06. That's A Pretty Good Love 07. Tell Me Who 08. Ramblin' Blues 09. Rock House 10. I Don't Want To Cry 11. Pitiful 12. A Good Man Is Hard To Find 13. How It Lies, How It Lies, How It Lies 14. Goin' Home Baby 15. So Long 16. Say It Isn't So 17. If I Could Be With You (One Hour Tonight) 18. Goodnight, Wherever You Are 19. That's a Pretty Good Love 20. White Christmas 21. Silent Night 22. How It Lies, How It Lies, How It Lies 23. Goin' Home Baby 24. I Ain't Got Nobody 25. I Understand 26. I Got It Bad 27. Some of These Days 28. Until the Real Thing Comes Along



big maybelle - the last of big maybelle (1996)

The Last of Big Maybelle (1996)

parte I    parte II



Tracklist

01. Winnie Widow Brown 02. See See Rider 03. I Am Lost 04. No Better for You 05. Big Sweet Daddy 06. Cold, Cold Heart 07. Blame It on Your Love 08. Long, Long Journey 09. I Know 10. Your Turn to Cry 11. How It Lies, How It Lies, How It Lies12. My Mother's Eyes 13. Old Love Never Dies 14. It's Been Raining in My Heart 15. What a Diff'rence a Day Makes 16. Gloomy Sunday 17. Why Was I Born? 18. Masquerade Is Over 19. Careless Love 20. Maybelle Sings the Blues 21. This Bitter Earth



2 comentários:

  1. Menina sempre dando show de bom gosto musical!

    Constante superação...Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mara, meu doce ...n]ão delete o pintando a música...me informe os seus outros blogs...rs...mas, antes apareça lá e veja o post sobre segredos e lendas do rock...robert johnson , que eu mesmo fiz...excelente postagem...apareça mais vezes lá pelo www.impasselivre.blogspot.com abração, Leandro

    ResponderExcluir