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‘The Mills Brothers’, às vezes descrito como ‘The Four Mills Brothers’, foi um quarteto vocal de jazz e pop que fez mais de 2.000 gravações, que vendeu mais de 50 milhões de cópias e que renderam pelo menos três dezenas de discos de ouro. O grupo era originalmente composto por quatro irmãos afro-americanos nascidos em Piqua, Ohio: John Jr. (19 de outubro, 1910 - 23 de janeiro de 1936), vocalista, baixista e guitarrista; o tenor Herbert (2 de abril de 1912 - 12 de abril de 1989); o barítono Harry (09 de agosto de 1913 - 28 de junho de 1982); e o tenor Donald (29 de abril de 1915 - 13 de novembro de 1999). O pai, John Huthinson, que era dono de uma barbearia fundou o quarteto ‘Four Kings of Harmony’. Os meninos mais velhos começaram a cantar no coro da Igreja Metodista e depois das aulas se reuniam em frente à barbearia de seu pai para cantar e tocar o ‘kazoo’, um instrumento de sopro que modifica o som da voz por meio de vibração. Quando se inscreveram em um concurso de amadores, no palco, Harry descobriu que havia perdido o seu ‘kazoo’, ele então colocou as mãos à boca e imitou um trompete. O sucesso de sua imitação levou os outros irmãos a diversas imitações e assim criaram a sua assinatura sonora. Os irmãos praticavam imitando orquestras que ouviam no rádio. John, com o baixo, imitava a tuba; Harry, um barítono, imitava a trombeta; Herbert tornou-se a segunda trombeta e Donald o trombone. E, assim, tornaram-se conhecidos pela capacidade de imitarem instrumentos musicais com suas vozes e pelo domínio do ‘scat singing’, improvisação com vocábulos sem palavras, sílabas sem sentido ou sem palavras. Ella Fitzgerald é geralmente considerada uma das maiores cantoras de jazz do scat na história, isso porque ela esquecia as letras das músicas e utilizava o artifício. Em 1928, com a ajuda do vocalista e pianista Seger Ellis, uma lenda da música dos anos 20, os irmãos rapidamente se tornaram estrelas das estações de rádio locais de Cincinnati, e tiveram a sua maior oportunidade quando Duke Ellington se apresentou na cidade. Quando os jovens cantaram para Duke, ele chamou Tommy Rockwell da ‘Okeh Records’ que assinou contrato com eles e trouxe o grupo para New York. Em 1930, assinaram contrato de três anos com a CBS Radio, em Nova York, e tornaram-se os primeiros afro-americanos a terem um show na rádio e foram patrocinados por alguns dos maiores anunciantes em rádio. A primeira gravação para a ‘Brunswick Records’, o cover da ‘Original Dixieland Jass Band’, ‘Tiger Rag’ se tornou sucesso nacional. Outros sucessos vieram, antes de assinarem com a ‘Decca’, onde ficaram até a década de 50. Em 1934, ‘The Mills Brothers’ se tornou o primeiro grupo afro-americano a se apresentar para a realeza britânica. Durante essa realização, na Inglaterra, John Jr. ficou doente e levou meses para se recuperar de uma pneumonia. Antes dele se recuperar completamente, os irmãos voltaram para os EUA e John Jr., mais uma vez foi internado e morreu no início de 1936. Os demais irmãos consideraram o rompimento do grupo, mas a pedido da mãe seguiram em frente. Norman Brown juntou-se aos irmãos, como guitarrista. Nos anos 40, Gene Smith substituiu Harry quando foi convocado para o Exército. A ascensão do rock’n’roll no início dos anos 50 fez pouco para diminuir a popularidade dos irmãos Mills. Nos anos 70, Harry estava quase cego por causa da diabetes. Como um trio, Herbert, Harry e Donald continuaram a se apresentar até a morte de Harry, em 1982. Herbert e Donald continuaram até a morte de Herbert, em 1989. Então, Donald começou a se apresentar com a terceira geração da família, com seu filho, D. João III. Depois da morte de Donald de pneumonia em 1999, D. João III começou a excursionar com o nome ‘The Mills Brothers’ com Elmer Hopper que já havia cantado com os ‘Platters’. Para Dean Martin, Harry Mills era a sua maior influência musical mais do que Frank Sinatra e Bing Crosby. ‘The Bee Gees’ também citaram os irmãos Mills como influência.
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